Kit Virtual – Salários e Benifícios

A pertinência da Ferramenta

Toda a organização que contrata colaboradores, precisa de pagar salários e benefícios como contrapartida do trabalho.  É importante que o Gestor de Recursos Humanos tenha uma base sólida para gerir uma carteira de salários e benefícios de forma a garantir que a empresa tenha base sólida para oferecer salários e que haja equidade interna (mesma compensação pelo mesmo tipo de trabalho?.  Esta ferramenta oferece bases para construção de tabelas salariais sólidas bem como directrizes para gerir e manter os salários.

O que são salários e benefícios?

O salário é uma quantia fixa de dinheiro paga a um colaborador por um empregador em troca do trabalho realizado. O salário é pago, mais frequentemente em regime mensal.

Benefícios constituem as compensações monetárias ou em espécie pagas ao trabalhador como parte do seu pacote salarial. Benefícios monetários são subsídios tais como subsidio de alimentação, subsídio de transporte, 13o salário, bónus de produtividade, comissões, etc que o trabalhador recebe como parte da contra-parte do trabalho prestado.   Os benefícios não monetários são, por exemplo, acesso a estacionamento, escritório privado, seguros de saúde, seguros de vida ou outros similares.

O salário é fixado bruto (antes da dedução dos impostos) ou liquido (depois da dedução dos impostos), pelo que no momento na negociação e fixação do salário dever ser especificado o tipo situação (se bruto ou líquido), pois a diferença entre os dois é grande.  Quando um empregador define o salário ele/a espera que o colaborador seja capaz de apresentar os resultados acordados na sua descrição de tarefas, com qualidade e rigor profissional.

Os salários são definidos com base em políticas internas que devem ser bem claras para os colaboradores e devem assegurar a competitividade com o mercado, garantindo que se possa atrair e manter profissionais competentes, bem como a equidade interna.

As empresas devem ter estruturas salariais que definem as escalas salariais e os níveis salariais que permitem um crescimento progressivo com base no desempenho. Estas tabelas salariais são definidas por profissionais especializados no desenho de compensações e beneficios.

A manutenção das tabelas salariais é também um requisito muito importante para garantir que a empresa continua competitiva e com capacidade para atrair e manter bons colaboradores. A manutenção é feita usado as seguintes variáveis importantes:

  • Correcção da inflação
  • Tendências do mercado
  • Tendências da concorrência

Benefícios

A existência de uma estrutura clara de salários e benefícios confere os seguintes benefícios ao emrpegador:

  • Clareza na atribuição de salários
  • Uma ferramenta clara para atribuir aumentos salariais com base no desempenho
  • Equidade interna
  • Acompanhamento das tendências do mercado