Novo ano – Crie o seu sucesso

O novo ano tem a magia de nos trazer esperança renovada. Leva-nimages clockos a pensar que podemos recomeçar, realinhar, redefinir, re…. sentimos que magicamente fomos concedidos uma nova oportunidade.

Na verdade, cada dia, cada momento temos uma nova oportunidade para re….,mas irei usar a magia do novo ano para partilhar algumas ideias que poderão trazer mais foco e reprogramar-lhe para o sucesso em 2016!

Ok, feliz ano novo, muita alegria, saúde, prosperidade e realização. Face a estes votos que certamente terá recebido de entes queridos e até de desconhecidos, o que pretende fazer para ser melhor sucedido, mais prósperos, e mais…?

A verdade é que você pode alcançar tudo o que deseja – podes ter, ser, viver esses momento que tanto desejas – seja o que for, mais energia, maior equilíbrio trabalho/família, melhor saúde, maior realização profissional, melhores relacionamentos, realização financeira, melhor desempenho no trabalho, etc., etc., etc.

A chave do sucesso em qualquer área da sua vida, reside na capacidade de você decidir e definir o que de facto quer, bem como a tua capacidade para agir progressivamente rumo a sua meta, associado com a disciplina. Em edições passadas defini o sucesso como a realização progressiva de um ideal valoroso. Isso implica: (1) identificar o ideal ou meta e (2) agir progressivamente até alcançar a meta – simples não é?

Nas sessões de coaching que tenho dado, noto que grande número de pessoas têm maiores dificuldades em definir o é que de facto querem. Qual é essa coisa que tanto deseja? Os poucos que tem essa clareza, não tem os seus ideias ou metas reduzidas à forma escrita, e como consequência a ideia não fica suficientemente fixa na mente o que leva a inércia ou falta de plano para a sua realização.

 

Abaixo partilho algumas ideias como contributo para o seu 2016 cheio de sucesso.

  1.  Defina a sua meta pegue numa folha de papel, e defina as categorias que são importantes para si em 2016. Por exemplo: saúde, família, finanças, trabalho, estudos, relacionamentos. Defina com clareza, onde você está em cada uma das categorias, e o que você pretende alcançar este ano. Ao definir as metas, não se limite ao que você acha que pode conseguir, mas sim naquilo que você de facto quer. Expanda a sua mente e remova todas as barreiras, sonhe a vontade, o céu é o limite. Coloque números nos seus sonhos, por exemplo quanto dinheiro pretende ganhar, quantos quilos pretende perder/ganhar, até quando, Etc.
  2.  Planifique: ok, você definiu com clareza o que pretende, agora, para cada categoria reflicta seriamente no que você precisa  fazer e no que você realmente esta disposto a fazer para alcançar as suas metas. Seja honesto em relação a quantidade e qualidade de esforço que você precisa de fazer. Por exemplo, se na sua carreira profissional você decidiu que está na hora de ter aquela promoção, é importante analisar quanto tempo você irá dedicar para aprender aquelas novas competências que o irá distinguir, e quanto dinheiro você está disposto a investir em si. Não é realístico deixar estas questões importantes nas mãos de outras pessoas, você quer, você tem que investir para conseguir. Se uma das suas metas é melhorar o seu relacionamento com o seu parceiro ou familiares, você tem que decidir o que irá fazer de diferente para reacender essa chama, que comportamentos você precisa de aprender/reaprender para que produza o efeito que deseja – outra vez, é importante para si, então faça você o investimento, sem esperar contrapartidas do outro lado – a verdade é que basta uma das partes mudar, a outra parte aos poucos começa a reagir de forma mais favorável. O resultado que terás em qualquer áreas, irá depender da qualidade do esforço e investimento que está disposto a fazer.
  3. Acção: Inicie de imediato a por o seu plano em acção, não há melhor altura que agora, este momento, este minuto. Não fique a espera de condições favoráveis, de melhor tempo, ou de (mais seja lá o que for), inicie neste momento, com o que você tem! Todos os dias tome um passo decisivo rumo as suas metas, não perca força nem foco, Seja persistente e disciplinado. Algumas pessoas tem dificuldades nos dois últimos aspectos, persistência e disciplina. É aqui que, ter a ajuda de um coach pode-nos ajudar a dar passos gigantes. A outra alternativa é partilhar o seu plano de acção com alguém próximo, mas tem que ser alguém que não tenha dificuldade de lhe dizer as coisas como elas são e que irá exigir de si disciplina. Faça um acordo de responsabilidade com essa pessoas. No inicio da semana partilhe com ela o que você pretende fazer durante a semana para avançar no seu plano, e no final da semana reporte o que você fez, e, outra vez, seja honesto. Como contra partida, você poderá fazer o mesmo para essa pessoa. Alternativamente o pode recorrer a ajuda de um profissional.

Não se esqueça entretanto que a vida não é só alcançar e ter coisas, é importante também termos tempo para disfrutarmos da vida, criar momentos de diversão, ler um livro agradável e bem relaxante, visitar um lugar novo, ser mais amigo, mais companheiro… mais humano. Este aspecto na verdade é que nos dá a energia para alcançar, e uma vez conquistado o nosso sonho, a vitória será mais gostosa porque teremos muitos amigos a nossa volta com quem celebrar, e nosso equilíbrio emocional estará intacto.

O nosso programa de coaching Pensando em Resultados é uma ferramenta excelente para lhe ajudar neste processo. Durante 6 meses, trabalhamos consigo e mostramos-lhes técnicas para definir o seu ideia valoroso, alinhar a sua mente com as suas metas e dessa forma alcançar sucesso permanente.

Por um 2016 próspero.

Marta Madeira

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *