Kit Virtual – Indução ou Orientação
1. A pertinência desta Ferramenta
A Indução e Orientação de novos colaboradores é um processo crítico na Gestão de Recursos Humanos nas organizações pois determina o sucesso de colaboradores na nova organização a curto e médio prazo. Este é um processo que apoia o recrutamento e selecção, e como tal tem custos directos e indirectos a ele associados caso o processo de integração não seja bem sucedido. Quando um colaborador se junta a nova organização e não passa por um processo de indução, pode ter muitas dificuldades em se tornar produtivo, pode cometer vários erros e mesmo desenvolver aversão pela empresa o que tem impacto no seu desempenho. A Indução ou orientação garante uma integração rápida e melhor aculturação na nova organização
2. O que é Indução ou Orientação?
Após serem selecionados e contratados, os colaboradores iniciam a sua relação laboral. É importante no entanto garantir que os novos colaboradores entendam a organização e o seu posto de trabalho. Indução ou orientação refere-se ao processo relativo a aclimatização ou orientação de novos funcionários na organização e posto de trabalho.
3. Como é criado o Programa de Indução ou Orientação?
Toda organização independentemente do seu tamanho (micro, PME, grande empresa), deve ter um programa de indução bem elaborado e específico ao seu contexto. O programa deve fornecer todas as informações que os novos funcionários precisam, tendo o cuidado de não dar informação excessiva logo nos primeiros dias.O programa de indução e orientação deve ter o cuidado de também abordar com pormenor e detalhe aspectos relativos ao posto de trabalho de forma a garantir que o novo colaborador tenha clareza sobre as suas tarefas, responsabilidades, linhas de cooperação, coordenação e subordinação.
Um bom programa de indução e orientação pode ser realizado em forma de formação, caso seja um grande grupo a iniciar, pode incluir socialização com aspectos como jogos de equipa, etc. Um bom programa de indução deve incluir no mínimo os seguintes elementos:
- Apresentação da empresa (missão, visão valores), organograma
- Apresentação aos colegas, espaços físicos da empresa
- Explicação sobre os termos e condições laborais e regulamento interno caso haja
- Explicação sobre o seu descritivo de funções
- Encontro com os gestores
- Apresentação do seu posto de trabalho
- Apresentação a clientes e parceiros
A duração e a natureza do processo de indução dependem da complexidade do posto de trabalho, dos antecedentes do novo funcionário e do tamanho e natureza da organização, pelo que o desenho deve ser feito por um profissional experiente e deve ser orientado e supervisionado pela função de Recursos Humanos.